Mais uma equipa de ultimate que chega do Algarve: DAMN!

damn1

Há uma nova equipa de ultimate em Portugal! Chama-se Disco À MessiNense - DAMN e chega de São Bartolomeu de Messines, no Algarve. O Tiago é um dos fundadores e contou-nos tudo sobre este novo projeto que está a nascer entre as areias da praia da Galé e a relva do campo do Messinense.

Como surge o DAMN?
O nosso grupo surgiu este verão, como um grupo de amigos e colegas de trabalho a "lançar pratos" na praia, como diz por aqui quem não conhece o Ultimate. A partir daí fizemos uma proposta à União Desportiva Messinense para usarmos o campo para treinar e fomos recebidos com uma contraproposta para criarmos uma equipa de Ultimate associada à UDM. E assim nasceu o DAMN - Disco À MessiNense!

Como têm sido estes primeiros tempos?
Desde o início do verão que temos treinado o mais possível, sobretudo na praia da Galé em Albufeira, e em Portimão com os UFA. Com o final do verão começámos a usar os campos e o pavilhão desportivo da UDM. Estamos a treinar três vezes por semana e a ter treinos cada vez mais intensos, até porque somos poucos mas trabalhamos por muitos. Os nossos jogadores estão de parabéns, porque até agora têm sido incansáveis. Não é fácil manter a motivação quando estamos a começar um desporto novo e vamos treinar só com mais duas ou três pessoas, mas felizmente ainda não tivémos desistências e estamos todos a lutar para que este projecto vingue.

Quem constitui a equipa?
Ainda não somos muitos, mas desde o verão que já passaram pelos nossos treinos cerca de 20 pessoas, e ainda mal estamos a começar. Neste momento o nosso core é constituído por 6 jogadores e contamos ainda com mais duas pessoas que estão longe mas vão voltar ao Algarve ainda este ano. E estamos à espera que alguns desportistas do Messinense descubram a magia de fazer um disco voar e se juntem a nós. Com tempo vamos cativar esta comunidade!

Com que condições contam neste arranque? 
Somos uns sortudos por estar associados à UDM e deixamos o nosso mais sincero agradecimento ao presidente Hélder Bráz por todo o apoio que nos tem dado. Temos acesso a todas as infraestruturas do Messinense, incluindo um campo sintético mais pequeno, um pavilhão desportivo e o campo do estádio, tudo bem iluminado à noite. Temos também a promessa do sr. Hélder de, a seu tempo, investir em discos e equipamentos para a equipa. O que é mais do que podíamos pedir!

Contam entrar em alguma competição nos tempos próximos?
Ainda é cedo para dizer com certeza, mas vontade não nos falta! Pelo menos competições de praia esperamos que sim, uma vez que conseguimos viabilizar uma equipa com um número menor de jogadores. Mas temos ainda muito trabalho pela frente, em termos de captação de jogadores e preparação de uma equipa inexperiente mas sólida e capaz de fazer coisas bonitas!

Quais são as maiores dificuldades neste arranque?
Sem dúvida que arrancar um projecto destes numa comunidade pequena como São Bartolomeu de Messines, a maior dificuldade é cativar um número suficiente de jogadores. A divulgação da modalidade não é fácil, mesmo com a ajuda da União Desportiva Messinense, mas devagar se vai ao longe, e temos a certeza que o disco voador ainda vai cativar as camadas jovens de Messines e arredores! Vamos tentar trabalhar nas escolas do agrupamento de Silves para divulgar a modalidade, e esperar que o passa-a-palavra na comunidade e nas redes sociais seja suficiente para garantirmos um número modesto de jogadores até ao final do ano.

São a segunda equipa a surgir no Algarve. Isso é uma vantagem?
Estando no Algarve, claro que é sempre uma mais valia ter uma equipa com a experiência dos UFA aqui por perto. Queremos ter a nossa própria identidade, mas claro que nos vamos aproximar dos UFA tanto quanto possível e aprender com eles a todos os níveis, e teremos todo interesse em partilhar treinos e realizar outras actividades em conjunto. A longo prazo, se o nosso projecto vingar, será mais uma equipa que vem equilibrar a distribuição do Ultimate em Portugal, e teremos uma grande vantagem em termos de facilidade em organizar competições e workshops a nível de infraestruturas. Estamos também localizados a cerca de hora e meia de distância de São Luís, onde surgiu recentemente outra equipa de Ultimate, o que poderá ser interessante no desenvolvimento de ambas as equipas!

O que significa para os DAMN o espírito do jogo?
Gostamos de levar os nossos jogadores a desafiarem-se, e não falamos só em termos físicos e técnicos. Falamos também em termos de desenvolvimento pessoal e de carácter. O Ultimate ajuda-nos a aprender resolução de conflitos e a respeitar quem está "do outro lado", ajuda-nos a aprender o verdadeiro sentido do fair play e do trabalho em equipa. Esta é a nossa interpretação do espírito do jogo, e apesar de não serem valores fáceis de transmitir, são possivelmente os mais importantes de aprender. Queremos formar pessoas que sigam estes princípios não só como jogadores participantes numa equipa de Ultimate, mas também como cidadãos participantes numa sociedade livre, e cultivar uma ética desportiva que transcenda o desporto em si. "Fair results but bold intent."

Quem quiser juntar-se à equipa, o que tem de fazer?
Pode entrar em contacto connosco via email (discoamessinense@gmail.com), ou seguir-nos no Facebook ou Instagram (@discoamessinense). Postamos todos os treinos em ambas as redes sociais, e vamos partilhando os resultados do nosso esforço. A única coisa que é preciso é vir com vontade, essa é a palavra-chave. Vontade de aprender e trabalhar connosco, vontade de pertencer a uma equipa e de a ajudar a desenvolver, vontade de nos desafiarmos uns aos outros e de crescermos juntos, e acima de tudo vontade de superar as expectativas. É para tudo isso e muito mais que aqui estamos. DAMN!