Portugal disputa Campeonato Internacional Universitário Ultimate de Oro na Colômbia

IMG 20180924 WA0010a

Portugal participa pela primeira vez no Campeonato Internacional Universitário Ultimate de Oro, que se disputa entre 25 e 29 de setembro na Colômbia. 

A equipa universitária nacional resulta de um misto de jogadores que frequentam o ensino superior em diferentes cidades de Portugal, reforçada com alguns jogadores locais. 

Georg Woywod, alemão que está em Portugal no âmbito do programa Erasmus, que lhe permitiu estudar um semestre no Instituto Superior Técnico, é o "capitão" da equipa nacional. Segundo Georg, o objetivo desta participação é "colocar Portugal no mapa do ultimate frisbee universitário" com uma prioridade: "Queremos ser uma equipa com grande espírito!".

A equipa portuguesa pretende aproveitar a competição para "aprender o máximo possível com as fortes equipas que vamos encontrar", entre as quais se encontra uma seleção dos Estados Unidos da América.

"Portugal viaja com um misto de jogadores que nunca jogaram juntos antes", nota Georg, que nos últimos meses jogou ultimate em Portugal pelos Disc'Over Lisboa. 

Procurando desenvolver algum entendimento entre os jogadores, Portugal realizou um par de treinos já em Medellín, na Colômbia, antes do arranque da competição, que começa dia 25 de setembro. Portugal estreia-se precisamente contra os Estados Unidos da América.

Quanto às expectativas finais, o "capitão" nacional é realista: 

"Claro que seria muito mais benéfico se tivéssemos jogado juntos antes, mas a grande parte dos nossos jogadores conhece-se da Liga Nacional de Ultimate de Praia ou de torneios como o SilverCoast", diz Georg, que conta também com uma importante adição da parte dos jogadores colombianos que jogarão por Portugal. "Têm grande qualidade e será fácil para eles integrar a equipa". 

No regresso, no final de setembro, Portugal espera voltar com "grandes recordações e muitos ensinamentos", promete o jogador alemão. 

Por Portugal vão jogar Camilo Trejos, Diogo Eiras, Daniel Esteban Ceballos, Daniel Kalmar, Edoardo Brovero, Esteban Arango, Georg Woywod, Jan Singer, José Maria Caetano, Juan Ramirez, Mário Oliveira, Michele Colombi, Nelson Rodrigues, Rui Silva e Nicólas Santamaria, que assume as funções de treinador.

Resultados e outras informações podem ser obtidos online aqui e aqui ou no Facebook do campeonato.

41020320 2711710595521854 2210667178179428352 n