Ultimate Frisbee São Luís faz voar discos no litoral alentejano

ufsl

No Alentejo Litoral também há discos a voar. O Ultimate Frisbee São Luís é a mais recente novidade do ultimate nacional. Em São Luís, freguesia do concelho de Odemira, nasce uma equipa que junta portugueses e estrangeiros de múltiplas nacionalidades que residem na zona.

Luís Candeiras, responsável pelo projeto, contou à APUDD um pouco mais sobre a equipa de São Luís, conhecida a nível nacional como "Javalis". 

Como surgiu a equipa em São Luís?
A equipa de ultimate frisbee surgiu em São Luis há cerca de um ano, através de um grupo de cidadãos estrangeiros, residentes na freguesia. Como sou responsável pela Secção de Desporto da Casa do Povo de São Luis e treino uma equipa de atletismo, um dia convidaram-nos para jogar ultimate frisbee com eles. Aceitámos e, a partir daí, pensámos mais a sério em implementar a modalidade, em conjunto com aquela comunidade.

Como é constituído o vosso grupo?
É constituído por mais de 30 jogadores: cinco portugueses e os restantes de várias nacionalidades, como holandeses, peruanos, chilenos, israelitas, franceses, espanhóis...

Como tem sido a receptividade das pessoas e entidades em São Luís ao ultimate frisbee?
Em São Luis, a ideia foi bem acolhida pelas pessoas, e também pelas entidades locais.

Quando pensam entrar em competição?
Tivemos um jogo de treino, na Praia das Furnas, em Vila Nova de Milfontes, com a equipa de UFA - Ultimate Frisbee Algarve. Também a equipa de ultimate frisbee de Lisboa, os Disc'Over, se deslocaram um fim de semana a Vila Nova de Milfontes, para treinos, porque é um local com melhores infra-estruturas, tanto a nível de areal, como de campo relvado. No dia 29 de julho deslocamo-nos ao Campo do Operário Futebol Clube, para o 2º Torneio Nacional da Penha de França, onde competimos com Disc'Over Lisboa, Vira 'o' Disco (Setúbal) e LFO (Leiria).

Como encaram o Espírito do Jogo?
O espírito de jogo é bom e gostaríamos que surgissem outras equipas no distrito de Beja. Assim facilitaria a nossa preparação.

Porque são conhecidos por "Javalis"?
Num dos dias de treinos, estávamos ainda a reunirmo-nos todos para ir treinar e um dos jogadores quando chegou trouxe carne de javali para um dia fazermos um jantar para a equipa de São Luís. Nesse mesmo treino começamos a brincar com a palavra "javalis" porque os javalis correm muito. Daí vem o nome "Javalis", mas em princípio vamos jogar como Ultimate Frisbee São Luís, para levar mais longe o nome da freguesia de São Luís.

Para mais informações sobre o Ultimate Frisbee São Luís, contactar candeiasluis1997@gmail.com ou 967 545 412.