Livro de José Amoroso sobre ultimate adaptado a cadeiras de rodas lançado pela WFDF

capa livro

A primeira edição do ebook “Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate” [“Ultimate em cadeira de rodas como desporto adaptado”], de José Amoroso, é hoje lançado pela federação internacional de desportos de disco, a WFDF -  World Flying Disc Federation, ficando disponível para o público e chegando a mais de uma centena de federações nacionais de todo o mundo.  

A publicação resulta da investigação do presidente da APUDD e professor do Politécnico de Leiria e vai ao encontro do esforço de José Amoroso e da WFDF para promover o desporto adaptado.

“É mais um passo. O futuro dos desportos de disco é desafiante e há muito ainda por fazer. Como profissional da Educação Física, sinto-me honrado pela possibilidade de trabalhar nesta área. O mundo do desporto adaptado merece mais empenho e investimento de todos nós. Estou agradecido por fazer parte deste novo projeto e por merecer a confiança da WFDF para o elaborar e concretizar”, afirma José Amoroso.

Ao longo da investigação que culminou na edição do ebook “foi necessário realizar vários estudos para perceber qual o caminho a seguir e como o concretizar”.

O livro “Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate” será “um forte incentivo para a promoção do desporto adaptado”, nomeadamente do ultimate que, praticado em cadeira de rodas, “demonstra enorme potencial para a prática desportiva”, sublinha o investigador e líder da APUDD. 

Robert “Nob” Rauch, presidente da WFDF, realça a importância do ebook de José Amoroso: 

“Representa o próximo passo e estabelece um primeiro conjunto de regras competitivas para o ultimate em cadeira de rodas, incluindo as linhas mestras para os recintos desportivos onde praticar. Vai contribuir enormemente para a preparação de competições internacionais na Europa, América, Ásia/Oceania já no próximo período competitivo. E levará, eventualmente, à realização de um campeonato do mundo em cadeira de rodas nos próximos anos”. 

Wolker Bernardi, secretário-geral da WFDF e presidente da comissão de desporto adaptado da federação internacional, agradece “aos parceiros do Comité Paralímpico Internacional, da Federação Internacional de Desporto para Amputados e Cadeira de Rodas e restantes parceiros científicos toda a colaboração prestada”, salientando sobretudo, o papel de José Amoroso que, a partir de Portugal, “trabalhou sem descanso neste projeto”.

“A sua paixão e entusiasmo pelo ultimate e desportos de disco adaptado é um grande exemplo”, frisou.

O ebook ficará disponível para consulta e download no site oficial da WFDF em  https://wfdf.sport/sport-development

“Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate” é o mais recente contributo de José Amoroso para o desenvolvimento dos desportos de disco, nomeadamente a versão adaptada a praticantes com necessidades especiais. 

Em 2016, o investigador e professor do Politécnico de Leiria editou o primeiro livro sobre ultimate, feito a pensar no ensino da modalidade por professores de Educação Física.

Em 2019, José Amoroso lançou o “Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”, que ganhou uma versão em ebook em inglês em 2020, “Ultimate at Schools Program Teachers File - for Physical Education Teachers (primary to secondary school)”.

Em agosto 2021, o investigador assinou dois artigos científicos sobre ultimate e desportos de disco, elaborados no âmbito de doutoramento, nomeadamente “Teamwork: A Systematic Review of Implications From Psychosocial Constructs for Research and Practice in the Performance of Ultimate Frisbee Games” (https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.712904 e https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.712904/full) e  “Teamwork, Spirit of the Game and Communication: A Review of Implications from Sociological Constructs for Research and Practice in Ultimate Frisbee Games” (https://doi.org/10.3390/socsci10080300) (https://www.mdpi.com/2076-0760/10/8/300).

Em outubro deste ano, organizou a conferência internacional "Desportos de disco nas escolas, universidades e nos clubes com ciência", realizada a partir de Zagreb, na Croácia, e participou no 16.º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, em Évora, no 3º Fórum REDESPP, em Coimbra, e nas XXII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, em Leiria, apresentando comunicações sobre benefícios vários relacionados com a prática do ultimate e desportos de disco. 

Na conferência de Zagreb, foi anunciada a tradução para servo-croata do “Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas” e a sua divulgação nos balcãs.