Portugal é a quarta melhor seleção mista do mundo!
O Dubai vai ficar na história do ultimate nacional: Portugal foi quarto no Mundial dos Emirados Árabes Unidos, resultado extremamente positivo para uma seleção formada a partir do universo dos cem atletas filiados na APUDD e que brilhou bem alto na divisão Mixed.
Entre os 18 países que disputaram a competição para equipas mistas, Portugal atingiu o objetivo que tinha traçado para o Mundial: chegar aos quartos de final.
Na primeira fase, Portugal esteve brilhante, vencendo 6 jogos e garantindo o segundo lugar no grupo, apenas atrás dos Estados Unidos da América, com quem perdeu nessa fase. A outra derrota surgiu frente à Rússia.
Nos quartos de final, Portugal derrotou as Filipinas e garantiu a passagem às semi-finais. Aí, em condições particularmente adversas, devido ao vento bastante forte que marcou os últimos dias da competição, a seleção foi eliminada pela Alemanha, que viria a sagrar-se campeã do Mundo Mixed.
No jogo para decisão do terceiro lugar, os Estados Unidos da América derrotaram Portugal, que somou mais um quarto lugar para o currículo nacional no ultimate - é a quarta vez que Portugal termina na quarta posição nos últimos europeus e mundiais disputados.
Nota de grande destaque para a classificação MVP, com David Pimenta a classificar-se em terceiro lugar no somatório de pontos e assistências. O jogador, que em Portugal compete pelos UFA, foi o melhor marcador em Mixed, com 32 pontos, assistindo os seus companheiros sete vezes. Sebastien Lacroix, dos Gambozinos, foi o terceiro melhor nas assistências, com 23 passes para ponto.
Resultados
Pool A
Portugal - Suíça 11-8
Portugal - Emirados Árabes Unidos 13-1
Irlanda - Portugal 12-13
Portugal - Japão 8-6
Portugal - Eslováquia 11-8
Portugal - Estados Unidos da América 12-7
Austrália - Portugal 5-11
Portugal - Rússia 9-12 (vídeo)
Quartos de final
Portugal - Filipinas 9-6
Semi-final
Alemanha - Portugal 3-6
3º/4º
Estados Unidos da América - Portugal 11-5
Portugal - Rússia: